WxSat (abreviação de Meteorologia por Satélite) exibe e anima com a resolução máxima, dados de satélites meteorológicos em tempo real. WxSat aproveita participações SSEC Data Center para fornecer cobertura global para os canais de vapor visível, infravermelho e de água.
Vários satélites meteorológicos geoestacionários orbitam e polares em todo o mundo capturar continuamente observações da Terra. Esses dados são adquiridos pelo Centro de Dados SSEC que tem uma das mais extensas colecções de tempo real e arquivados dados meteorológicos via satélite no mundo. Um servidor dedicado a WxSat combina as imagens em único compósitos globais horárias para três produtos diferentes (visível, infravermelho e vapor de água). O servidor encena as imagens horários mais completos (backfilled quando necessário) a cada hora em 36 minutos após a hora. Isto permite, para a maioria das fontes de satélite para serem incluídos nos compósitos. Estes compósitos horários são encenadas para WxSat e formam a base das animações.
Os nomes das diferentes imagens em WxSat referem-se às partes do espectro electromagnético os sensores de satélites são amostragem. A atmosfera é transparente para diferentes tipos de radiação em determinadas zonas do espectro chamados canais. Os três canais atmosféricas mais largamente utilizados são o visível (0,6 microns), de infravermelhos (10 a 12 microns), e vapor de água (6,5-6,9 mícrons). Cientista combinar informações fornecidas de todos os três tipos de imagens para prever o tempo, controlar os incêndios florestais, os fluxos de gelo, correntes oceânicas, e os padrões climáticos de longo prazo a partir da perspectiva global única que só os satélites pode proporcionar.